-->

Habitat

O Betta Splendens é um dos peixes mais difundidos no mundo e tem seu nome associado a agressividade e uma certa resistência as adversidades. Por trás dessas qualidades existe todo um processo de adaptação que durou anos e que tem tudo haver com o ambiente que seus descendentes selvagens habitam.
O primeiro exemplar foi catalogado em 1849, atualmente a lista do gênero Betta possui mais de 70 diferentes espécies que são facilmente encontradas em uma região que se estende do sul da China passando pelo Vietnam, Tailândia, Camboja, Malásia até chegar a Indonésia.



A maioria das espécies se concentram em águas rasas e sem correnteza em áreas alagadas como pântanos e charcos, lugares que possuem um baixo índice de oxigenação devido ao alto grau de matéria orgânica em decomposição. A longa exposição a um ambiente tão hostil fez a espécie desenvolver um órgão capaz de extrair o ar atmosférico da superfície da água e distribui-lo através do sangue por todo o corpo o que lhe auxilia a superar a falta de oxigênio na água.
Em ambiente natural a sua alimentação é basicamente composta de larvas de mosquitos, alevinos de outras espécies e pequenos insetos que caem na superfície da água. O macho da espécie é sempre maior que a fêmea e entra em constantes conflitos territoriais para defender uma área mínima de 1m² para cada macho, já as fêmeas transitam livremente entre os territórios e são bem menos agressivas.
O território geográfico que o gênero betta conseguiu se adaptar é vasto e por isso a mudança de habitat é constante. Muitas espécies podem ser vistas ao longo do percurso do Rio Mekong que atravessa o sul da China e toda a Península da Malásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário